Pesquisa revela que 40% dos brasileiros não viram mudança na percepção da corrupção desde os protestos de 2013.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo/arquivo
Ouça este conteúdo

Pelo menos 40% dos eleitores brasileiros acreditam que a corrupção não diminuiu no Brasil após os protestos de junho de 2013 que tomaram as ruas de todo o país, segundo a pesquisa Ipec/O Globo divulgada nesta segunda (12). O levantamento aponta que a percepção é de que pouco mudou.

CARREGANDO :)

Por outro lado, 35% dos eleitores ouvidos pelo instituto acreditam que os protestos deram resultado e contribuíram para diminuir a corrupção no país. Já outros 11% não concordam e nem discordam, e 16% não souberam responder.

A pesquisa Ipec/O Globo revelou, ainda, que o pessimismo em relação à corrupção é maior entre os que avaliam o governo Lula 3 como ruim ou péssimo, de 32%.

Publicidade

O instituto também apontou que 46% dos eleitores do Nordeste concordam total ou parcialmente que houve queda na corrupção, enquanto que 30% dos que moram no Sul tem essa percepção. Entre pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos, 49% acham que a corrupção não melhorou, contra 33% dos que ganham até um salário.

Os ouvidos pelo instituto também afirmam que mudaram a forma de escolher seus candidatos após os protestos de 2013, com 39% concordando total ou parcialmente, contra 35% dos que discordam dessa afirmação.

Metodologia

O Ipec ouviu duas mil pessoas em 127 municípios brasileiros entre os dias 1º e 5 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]