Ouça este conteúdo
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, vê que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu correligionário, está vivendo um “bom momento” graças a um governo “parado” de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi dada em uma entrevista publicada pelo Valor Econômico nesta sexta (5).
“Eu acho que quem está dando um bom momento para o Bolsonaro é o Lula. Porque está parado o governo”, disse ressaltando também a dificuldade do atual presidente em fazer uma coesão entre o PT e os outros partidos que fizeram parte da coligação que ganhou a eleição.
Costa Neto diz que “cinco meses e eles [o governo] não conseguem fazer nada. Não estão se entendendo bem no governo, o PT não está se entendendo bem. Eles têm responsabilidade com as coligações, e não estão respondendo bem”. Essa falta de entendimento, na visão dele, também se estende aos ministros políticos escolhidos por Lula por indicação dos partidos.
VEJA TAMBÉM:
O presidente nacional do PL disse que o projeto do novo arcabouço fiscal, que deve ser discutido ainda neste mês, pode enfrentar resistência no Congresso dependendo do que for proposto. Para Costa Neto, o governo “vai penar” para fazer o projeto avançar.
“Eles estão há cinco meses no governo, já era para isso estar andando. Pela votação de ontem [na quarta, 3, deputados suspenderam trechos de decretos de Lula sobre saneamento] dá para sentir que eles não acertaram a vida com o Congresso. E nós vamos ser totalmente contra o aumento de impostos”
Valdemar Costa Neto afirmou, ainda, que não acredita na possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar Bolsonaro inelegível, mas que, se isso ocorrer, nomes como Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) podem ser cotados à sucessão presidencial de 2026.