O Brasil chegou a 26.ª semana epidemiológica da Covid-19 no país com a doença disseminada em 90,1% dos municípios. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (1), 5.021 cidades brasileiras já registraram ao menos um caso da doença. Já as mortes foram registradas em 2.551 municípios, ou 45,8% do total. O Brasil tem 60.610 óbitos e 1.447.523 casos confirmados da doença até esta quarta.
Os dados do ministério mostram que a tendência de interiorização da doença se intensificou nas últimas semanas. Se na semana epidemiológica de número 21, o interior ultrapassou as capitais na soma de casos confirmados, nesta semana epidemiológica ocorreu a inversão nos óbitos. Estão morrendo mais brasileiros nessas cidades, que possuem estruturas de saúde menos complexas, do que nas capitais.
Além disso, a média diária de casos confirmados por semana epidemiológica no país vem crescendo. Na semana 22, a média era de 21.577 novos casos diários, mas o número saltou para 35.155, em média, na atual semana epidemiológica. Em contrapartida a média diária de mortes tem se mantido no mesmo patamar: passou de 974, na semana 22, para 1.013, na semana 26.
A curva de novos casos crescente ocorreu em todas as regiões do país, mas o boom da atual semana 26, na comparação com a semana 25, foi registrado no Sul do país. A região, junto com o Centro-Oeste, é a que mais demanda atenção do Ministério da Saúde. As duas regiões são as que registraram maior aumento na quantidade de óbitos.
Por outro lado, as regiões Norte e Sudeste registraram redução no número de óbitos da semana epidemiológica 25 para a 26. No Norte, a redução foi de 15% e no Sudeste, 11%.
Veja o mapa do coronavírus por cidade no Brasil
Situação da Covid-19 no Brasil é grave se comparada a outros países
O Boletim Epidemiológico Especial, divulgado pela pasta na coletiva desta quarta (1), ainda mostra que na comparação com outros países, o Brasil está no mesmo patamar dos Estados Unidos no que diz respeito à evolução de novos casos confirmados por semana epidemiológica. O Brasil chegou a 26.ª semana com a confirmação de 246.088 casos contra 246.876 dos Estados Unidos. Os dois países "lideram" esse indicador com folga para os demais países.
Já no casos de óbitos, o Brasil é o país com mais mortes registradas nesta semana epidemiológica, mesmo na comparação com outros países que também enfrentaram altos picos da doença, como a Itália e Espanha. O Brasil chegou a 26.ª semana epidemiológica com 7.094 novos óbitos. Logo atrás aparece os EUA, com 5.927 novas mortes.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF