# "Pode ser que em novas ondas os picos sejam ainda piores do que a onda atual". O alerta é do médico infectologista Bernardo Montesanti Machado de Almeida, convidado deste episódio do podcast
***) O Brasil segue batendo recordes negativos nos números da pandemia. O último dia do mês de março, por exemplo, registrou quase 4 mil mortes causadas pela Covid-19 no país. É disparado o pior momento desde o início da crise no país.
Muita gente está angustiada: até onde isso vai piorar, antes de, espera-se, melhorar? Mais do que isso: o que ainda pode ser feito para evitar uma tragédia ainda maior?
Esperança na vacinação, mas ela não é mágica
É claro que a vacinação é uma esperança. Mas aí, vem exemplos como o do Chile. Nosso vizinho sul-americano já vacinou muito. Mesmo assim, os chilenos estão adotando novas medidas severas de isolamento social, depois que casos e mortes voltaram a disparar, lotando hospitais.
Parece cada vez mais que o caminho é bem longo para vencer de vez essa pandemia. A preocupação sanitária caminha lado a lado com o receio do agravamento da crise econômica.
Para analisar esse cenário, este episódio do podcast 15 Minutos recebe o médico infectologista Bernardo Montesanti Machado de Almeida, do serviço de Epidemiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF