# Colunista Diogo Schelp analisa neste episódio do podcast 15 Minutos a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da CPI da Covid-19 no Senado
***) Uma CPI no Senado Federal vai investigar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Desta vez, no entanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito não teve o início, digamos, “normal”, com a coleta de assinaturas e a instalação por parte do presidente da Casa.
A CPI deve começar em respeito a uma ordem judicial. O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, atendeu recurso dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e ordenou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), inicie os trabalhos da Comissão.
CPI da Covid-19 no Senado. Até onde vai?
Pacheco, mesmo contrariado, disse que irá cumprir a decisão judicial. Lembrando que, entre os senadores, já haviam sido colhidas assinaturas suficientes para a abertura da comissão. Ela só não foi instalada ainda por decisão do próprio presidente da Casa.
A determinação do ministro Barroso foi uma derrota para o governo, que vinha trabalhando contra a abertura da comissão parlamentar. O caso, claro, tem potencial de gerar nova crise política e institucional. Em vídeo publicado no próprio canal no Youtube, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas e ataques pessoais ao ministro do STF.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a decisão do STF, de determinar a abertura da CPI da Covid, e o potencial de estrago político da Comissão Parlamentar de Inquérito. O convidado é Diogo Schelp, colunista da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF