Ouça este conteúdo
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu a quebra do sigilo telefônico do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que deve ser analisado na sessão desta terça (22) da CPMI dos atos de 8 de janeiro.
Eliziane é também relatora da comissão, e solicitou o acesso às ligações de Costa Neto, o conteúdo de conversas no WhatsApp armazenadas no Google Drive, e-mails, fotos, áudios e vídeos recebidos e enviados, e mensagens nas plataformas de mídias sociais Facebook, Instagram e Facebook Messenger. O requerimento também pede o histórico de localização do aparelho celular e pesquisas na internet.
“O presidente do Partido Liberal teria participado, de maneira pouco republicana, de tratativas com o senhor Walter Delgatti Neto para suscitarem formas de fraudar as urnas eletrônicas no Brasil, demonstrando que não seriam seguras. [...] A quebra e a transferência dos dados ora solicitados permitirão delimitar os exatos contornos da participação da pessoa supraqualificada no âmbito da situação investigada”, disse a senadora na justificativa do pedido.
Costa Neto confirmou que teve uma reunião com Delgatti a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), no ano passado, para apresentá-lo ao partido, mas que não teria seguido com tratativas com ele. Já o hacker afirmou, em depoimento à CPMI na semana passada, que teria participado do encontro junto do marqueteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Duda Lima.