Ouça este conteúdo
A CPMI do 8 de janeiro aprovou nesta terça-feira (13) um requerimento para solicitar o acesso aos extraídos durante a quebra de sigilo do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além das informações de Bolsonaro, os parlamentares também vão pedir à Polícia Federal acesso aos dados dos celulares do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Torres e Cid também serão convocados a prestar esclarecimentos à comissão.
A PF obteve as informação no decorrer da Operação Venire, que apura supostas fraudes em cartões de vacinação. O compartilhamento dos dados com os integrantes do colegiado depende da resposta da PF.
Os ex-ministros de Bolsonaro Walter Braga Netto e Augusto Heleno também deverão comparecer à CPMI. Os parlamentares aprovaram ainda as convocações de George Washington de Oliveira, que foi preso após uma tentativa de ataque com bomba próximo ao aeroporto internacional de Brasília e Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), informou o jornal O Globo.
Também serão convocados: Jorge Eduardo Naime, então Comandante do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal; Elcio Franco, ex-assessor da Casa Civil; e Julio Danilo, que atuou como secretário de Segurança Pública do DF até 2 de janeiro.
A CPMI solicitou o compartilhamento de alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) antes dos atos do dia 8 de janeiro; cópia integral de todos os documentos do Comando Militar do Planalto entre 6 e 8 de janeiro; e informações do Telegram sobre os atos.