#242 - Crise na economia, provocada pela pandemia do coronavírus, atropelou a tímida retomada econômica do Brasil; país pode ficar mais de uma década no vermelho
***1) A crise na economia provocada pela pandemia do coronavírus exigiu que o governo federal mudasse sua política fiscal e gastasse mais para socorrer os que foram mais afetados. As contas públicas, que estão no vermelho desde 2014, podem fechar o ano com um rombo de R$ 877,8 bilhões apenas no governo central, de acordo com cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal. Essa é a expectativa para o déficit primário, resultado das contas não financeiras, e por isso não inclui o pagamento de juros da dívida pública.
O cenário contém a queda de arrecadação, fruto da desaceleração da atividade econômica, desonerações fiscais e parcelamento do recebimento de tributos federais.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, a editora de República da Gazeta do Povo, Fernanda Trisotto, fala sobre a situação preocupante para o futuro das contas públicas e as dificuldades de recuperação em diferentes setores da economia.
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião