Ouça este conteúdo
Após sofrer críticas por declaração na qual comentou sobre o prestígio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o carisma do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Valdemar Costa Neto, presidente do PL, se defendeu em seu perfil no X (antigo Twitter).
"Estão me atacando, usando uma fala minha sobre o Lula que está fora de contexto. A esses, deixo um recado: quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política. Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios. Quem me conhece sabe que minha palavra não faz curva", afirmou.
Em dezembro de 2023, durante entrevista ao jornal O Diário, da região de Mogi das Cruzes (SP), Valdemar Costa Neto afirmou que Lula é diferente de Bolsonaro porque "tem muito prestígio". O vídeo viralizou na sexta-feira (12), tendo sido compartilhado até mesmo por petistas.
"Não tem comparação com o Bolsonaro. Completamente diferente. Primeiro que o Lula tem muito prestígio. Ele não tem o carisma que o Bolsonaro tem. O Lula tem prestígio, popularidade. Ele é conhecido por todos os brasileiros. Bolsonaro, não. Bolsonaro teve um mandato só. O Lula, quando foi eleito presidente, foi eleito na quarta tentativa dele para a Presidência da República, sendo que ele já tinha tido uma tentativa para governo do estado também", afirmou durante a entrevista ao jornal paulista.
Diante da controvérsia gerada pela divulgação do vídeo, Costa Neto concedeu entrevista à Folha de S.Paulo ainda na sexta-feira, quando alegou que suas falas foram "tiradas de contexto".
O presidente do PL afirmou ter dito a verdade sobre Lula, ao comentar que ele havia sido bom presidente, justificando que, se faltasse com a verdade, perderia a credibilidade, que é o que lhe resta na política.
“Só que eu estava fazendo comparação: o Lula tem prestígio; Bolsonaro tem uma coisa que ninguém tem no planeta: carisma", afirmou à Folha.