A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informou nesta segunda-feira (22) que pretende participar “ativamente” nas eleições municipais deste ano, para tentar “eleger o máximo possível de candidatos conservadores”. Porém, garantiu que não irá “licenciar-se do mandato para apoiar candidatos aliados”.
“O certo é que não há necessidade, legal ou de conveniência, de afastamento do mandato. As atividades de campanha e parlamentar serão realizadas concomitantemente no período eleitoral”, declarou a senadora.
Damares ainda não definiu quais os municípios ou Estado que deve percorrer, mesmo não sendo realizado eleições no Distrito Federal, onde ela foi eleita para o Senado. E disse que o apoio aos candidatos será definido “em diálogo constante com o partido”.
O partido da senadora, o Republicanos, deve definir em breve possíveis candidatos ou nomes que irão apoiar nos municípios, inclusive se seguirão “independentes" ao governo Lula.
No ano passado, membros do partido não aceitaram a entrada do Republicanos na base do governo petista com a indicação do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ao Ministério de Portos e Aeroportos. Apesar da entrada do partido no governo, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), anunciou na época que manteria a independência ao governo e o apoio vem sendo analisado caso a caso.
Em várias capitais do país, as eleições municipais deste ano vão reacender a polarização política da corrida presidencial de 2022, protagonizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora não ocorra necessariamente sob as mesmas siglas do PT e do PL, o embate entre direita e esquerda tende a se repetir nos maiores municípios brasileiros.
A janela partidária para troca de partidos para concorrer nas eleições deste ano, ocorre no dia 7 de março a 5 de abril. E no dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF