Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) – em pronunciamento.| Foto: Pedro França/Agência Senado
Ouça este conteúdo

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra dos Direitos Humanos, anunciou nesta sexta-feira (3) que quer ouvir o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, na Comissão de Transparência no Senado.

CARREGANDO :)

Damares apresentou um requerimento de convocação destinado ao ministro para que ele explique os indícios de irregularidades na megalicitação promovida pela Secom. O pedido precisa ser aprovado pelo colegiado.

No último dia 26, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao TCU a apuração de "possíveis irregularidades" nas contratações de agências digitais vencedoras de uma licitação realizada nesta semana pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), com valor de R$ 197,7 milhões.

Publicidade

"Esse ministro deve comparecer ao Congresso para se explicar. O PT tem o histórico que todo mundo conhece. E essa licitação, fora os gastos com comunicação e suspeitas de favorecimento de amigos, tá tudo muito suspeito. Vou entrar com representação solicitando a convocação dele", escreveu a parlamentar.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

De acordo com informações do Antagonista, os vencedores da licitação foram divulgados um dia antes da divulgação do resultado. A princípio, caso as regras licitatórias sejam seguidas a rigor, não seria possível saber do resultado com antecedência, pois a análise técnica é feita a partir de propostas não identificadas.

A licitação do Edital 1/2024 da Secom chamou atenção por ser o maior valor destinado pelo governo federal para a área da comunicação, R$ 197,7 milhões, por um ano de contrato com as empresas selecionadas. O objetivo da contratação das empresas seria reverter a queda de popularidade do governo Lula. Todas as agências selecionadas são especializadas em monitoramento digital e em combate à fake news, além de serem próximas a integrantes do governo.

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) também apresentou um requerimento na Comissão de Comunicação da Câmara para que o ministro Paulo Pimenta preste esclarecimentos sobre a licitação e as possíveis fraudes. O pedido ainda precisa ser apreciado.

Publicidade