Ministra do Turismo participou de audiência na Câmara horas depois de ser mantida no governo pelo presidente Lula.| Foto: Roberto Castro/Câmara
Ouça este conteúdo

Mantida no cargo de ministra do Turismo mesmo sob pressão do União Brasil para a saída da Esplanada, Daniela Carneiro apresentou aos deputados nesta terça (13) propostas que devem ser implantadas na pasta. A apresentação à Câmara ocorreu horas depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir por mantê-la no governo.

CARREGANDO :)

Daniela Carneiro disse aos deputados que, enquanto estiver à frente do ministério, pretende fortalecer o turismo de base comunitária e, para isso, vai firmar parceira com os ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial para promover a atividade turística em comunidades indígenas e quilombolas.

A ministra disse, ainda, que outra prioridade da atual gestão será a qualificação profissional, principalmente para o atendimento a turistas com deficiência. Daniela também comemorou os resultados do setor, que já faturou neste ano R$ 54,9 bilhões, com alta de 25,4% em relação ao mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Publicidade

Ainda durante a audiência, Daniela Carneiro disse que o ministério trabalha para expandir o setor, como o aumento das rotas aéreas, tanto nacionais quanto internacionais. A ministra disse que está conversando com o Ministério de Minas e Energia e com a Petrobras para baixar o preço do querosene da aviação, que já teria baixado em 35% do valor do combustível, e passagens aéreas quase 18% mais baratas.

Junto da ministra estava o deputado Bibo Nunes (PL-RS), que disse que o turismo é uma “super fonte de renda”, mas que não é valorizado no país. Nunes foi o autor da audiência com a ministra para ter acesso aos planos da pasta em meio à disputa com o União Brasil.

Interlocutores do governo afirmam que Daniela Carneiro devem continuar no cargo pelo menos até o final desta semana, e vai participar da reunião ministerial convocada por Lula para esta quinta (15). A ministra deve apresentar um balanço dos trabalhos na pasta antes de ser substituída.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]