Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo formal Folha de S. Paulo aponta que 22% dos entrevistados não pretendem se vacinar contra a Covid-19, enquanto 73% disseram que vão participar da imunização —outros 5% disseram que não sabem. Em agosto, o instituto realizou pesquisa semelhante e apenas 9% disseram que não pretendiam se vacinar.
O Datafolha aponta que a resistência à vacinação é similar em diferentes grupos, importando pouco o sexo, idade, escolaridade ou renda mensal. A diferença é mais significativa, porém, quando se considera a confiança da população no governo atual.
Ao todo, 33% dos brasileiros que dizem sempre confiar no presidente Jair Bolsonaro disseram que não vão se vacinar, enquanto esse número cai para 16% entre os que dizem que nunca confiam no chefe do Executivo.
A pesquisa Datafolha mostra também que a maioria dos brasileiros (56%) disse querer que a vacina seja obrigatória para toda a população, enquanto 43% são contrários à obrigatoriedade.
O Datafolha ainda questionou se a origem da vacina determinaria se a pessoa a tomaria ou não. E a diferença foi considerável. Enquanto 74% dos entrevistados declararam que tomariam uma vacina produzida nos Estados Unidos e 70% se vacinariam se o imunizante vier da Inglaterra a confiança cai para 60% em uma vacina russa e, apenas, 47% para uma vacina chinesa. Entre os entrevistados que sempre confiam no governo Bolsonaro, apenas 29% disseram que tomariam a vacina chinesa.
A pesquisa Datafolha foi feita entre 8 e 10 de dezembro com 2.016 brasileiros adultos em todas as regiões e estados do país, por telefone, com ligações para aparelhos celulares (usados por 90% da população). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião