- Qual é, afinal, a importância dos debates hoje e qual é o cálculo político por trás das ausências de Lula e Bolsonaro
*) Sem as confirmações de presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a CNN Brasil suspendeu a realização de um debate entre os candidatos à presidência da República, que estava marcado para o próximo dia 06 de agosto.
Segundo comunicado divulgado pela emissora de televisão, sem os dois “o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial”.
A decisão gerou protestos de outros candidatos, como Ciro Gomes, do PDT.
Importância dos debates e o cálculo político
Qual é, afinal, a importância dos debates e por que candidatos como Lula e Bolsonaro preferem não participar? Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto e recebe o Guilherme Macalossi, colunista da Gazeta do Povo.
Em artigo escrito recentemente para a Gazeta, Macalossi destaca o cálculo político por trás da decisão das campanhas dos dois presidenciáveis.
"A avaliação de suas candidaturas é que o eleitorado já parece ter consolidado sua intenção de voto, de modo que esse tipo de exposição seria prejudicial, dando palanque para aqueles que buscam desesperadamente crescer. Para que conceder espaço a nanicos ou candidatos que não representam ninguém? Da mesma forma, não teria razão para que um fosse sem que outro também estivesse. O alvo então deixaria de ser o ausente para ser o presente. Novamente, só os adversários teriam a ganhar.", escreve o colunista.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF