# Na avaliação do colunista Guilherme Macalossi, da Gazeta do Povo, a decisão de Fachin fortalece Lula, Bolsonaro e Moro para 2022
***) Uma decisão que partiu do STF e que tem potencial para influenciar todo o jogo político até 2022: nesta segunda-feira (8), o ministro Edson Fachin declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, a primeira instância da Lava Jato, para julgar processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Ou seja: todas as condenações de Lula na Lava Jato de Curitiba foram anuladas. Fachin determinou a remessa dos autos à Justiça Federal de Brasília.
Impactos da decisão de Fachin para Lula, Moro e Bolsonaro
A decisão, em tese, devolve os direitos políticos ao ex-presidente da República, que estava enquadrado na Lei da Ficha Limpa por causa das condenações no caso tríplex e do sítio de Atibaia
A notícia mais impactante da segunda-feira é o tema deste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado pra analisar o assunto é o colunista da Gazeta do Povo, Guilherme Macalossi. Ele detalha a decisão do ministro Fachin e fala dos impactos diretos nas possíveis candidaturas de Bolsonaro, Lula e Moro à presidência da República em 2022.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF