Apesar do recesso parlamentar, a política brasileira está em polvorosa e, desculpem lá o trocadilho, mas o estopim para o que parece ser mais um embate entre governo federal e oposição é um novo decreto publicado há alguns dias que muda uma série de regras relacionadas à posse e porte de armas e de munições no país. A medida, que era uma promessa de campanha, chega alguns meses depois de outro decreto, assinado no primeiro dia de Lula (PT) na Presidência, que já limitava o acesso a armamentos e munições e suspendia a concessão de novos certificados de registro a caçadores, atiradores e colecionadores (CACs).
Esse novo decreto integra o Programa de Ação na Segurança (PAS), um pacote do governo que tem o objetivo de diminuir a violência no país.
Em discurso, Lula (PT) afirmou que não se pode permitir "arsenais nas mãos de pessoas". Já o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o decreto põe fim a um "capítulo trágico e de trevas" no país. Dino declarou ainda que a medida é ponderada e equilibrada que apoia o combate ao crime.
Este é o 15 Minutos, o podcast da redação da Gazeta do Povo. O convidado de hoje para falar sobre esse assunto é o jornalista Vinícius Sales, da nossa equipe de República, em Brasília (DF).
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF