A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um requerimento de convite para que Deltan Dallagnol, procurador-chefe da força-tarefa da Lava Jato, preste esclarecimentos sobre as supostas mensagens trocadas com o ministro da Justiça, Sergio Moro.
O pedido de presença de Deltan Dallagnol no Senado foi feito pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). A audiência ainda não tem data definida, mas ocorrerá certamente após a participação de Sergio Moro, que estará nesta quarta-feira (19) na CCJ para participar de audiência pública. O próprio ministro da Justiça se ofereceu para explicar as supostas conversas ao Senado.
O ex-juiz também foi convidado a dar explicações na Câmara dos Deputados. A CCJ da Câmara também deve receber Moro, a princípio no dia 26 de junho, mas a data ainda não foi confirmada. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público também aprovou o convite na última quarta-feira (12), mas a data ainda não foi definida.
Os parlamentares querem que Moro e Dallagnol expliquem a divulgação de supostas mensagens trocadas entre eles, pelo site de notícias The Intercept, que acusam o procurador e o ex-juiz de parcialidade nos processos da Lava Jato. Nos supostos diálogos eles trocam informações sobre o andamento de processos. Moro inclusive questiona o coordenador da força-tarefa sobre o andamento de operações.
O Ministério Público Federal (MPF) classificou o episódio de divulgação de mensagens como a ação de um hacker criminoso e o ministro nega a autenticidade das mensagens.
“O Ministro da Justiça e Segurança Pública não reconhece a autenticidade e não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas. Reitera-se a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada", destaca nota enviada pelo Ministério.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Ainda sem acordo, Lula convoca novamente ministros que serão afetados pelos cortes
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião