#222 - Nelson Teich pediu demissão do cargo após discordar do presidente Jair Bolsonaro em temas como a cloroquina e o isolamento social
***1) O médico Nelson Teich pediu demissão do Ministério da Saúde na manhã desta sexta-feira (15). Ele não ficou nem um mês no cargo e deixa a função quando a quantidade de casos confirmados e mortes causados pelo coronavírus está em ascendência no Brasil.
Teich assumiu o ministério em meados de abril, substituindo Luiz Henrique Mandetta, que vinha em uma sucessão de conflitos com o presidente Bolsonaro por discordarem de aspectos fundamentais ao enfrentamento da pandemia, como o isolamento social e o uso de medicamentos para o tratamento da doença – Bolsonaro defende o uso da cloroquina, independentemente das pesquisas médicas sobre a substância. O nome de Teich foi anunciado no dia 16 de abril e ele tomou posse no dia 17.
Apesar de curta, a passagem de Nelson Teich pelo Ministério da Saúde foi bastante apagada. Um dos pontos de conflito entre Mandetta e Bolsonaro foi o protagonismo do então ministro, que comandava longas coletivas diárias sobre a situação da pandemia no Brasil. Além disso, contrariava publicamente o presidente em relação aos pontos de discordância entre eles.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, colunista da Gazeta do Povo, Alexandre Borges, analisa os aspectos políticos da saída de Nelson Teich, o nono ministro a deixar o governo Bolsonaro desde o início do mandato, e fala sobre os riscos envolvidos nas apostas feitas pelo presidente da República na luta contra o coronavírus.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.