Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Demora de Dino para revelar novo decreto sobre armas preocupa oposição

Minuta do novo decreto foi apresentada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, ao presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

A demora do ministro da Justiça Flávio Dino para revelar o novo decreto que vai regular a compra de armas e o licenciamento de praticantes de tiro esportivo está causando apreensão em parlamentares da Comissão de Segurança da Câmara. O decreto já passou por Luiz Inácio Lula da Silva, mas seu texto ainda não veio à público.

Membros da comissão pediram para falar sob anonimato porque têm esperanças de que Dino possa fazer concessões aos atiradores e por isso estão evitando atacá-lo. Mas se revelam apreensivos. O ministro teria dito a eles que o texto do decreto seria apresentado no na quarta-feira (31), mas Dino manteve o silêncio.

No último dia 24, o texto do decreto foi apresentado ao presidente. A reportagem apurou na reunião que a ideia era liberar a emissão de novas licenças para atiradores esportivos, caçadores e colecionadores, mas com um sistema de controle similar ao que vigorava no governo de Dilma Rousseff que é mais restritivo do que o adotado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os parlamentares temem que o novo texto traga entraves que, na prática, impossibilitem novas emissões de novas licenças (como vem ocorrendo hoje na prática). Se isso acontecer, eles pretendem alegar que o licenciamento de CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) está previsto em lei e não pode ser anulado por um decreto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.