Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer à Conferência do Clima das Nações Unidas, que será realizada em Baku, no Azerbaijão, em novembro. A decisão foi anunciada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), que informou que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumirá a representação do Brasil no evento.
Inicialmente, estava previsto que Lula participasse da conferência entre os dias 10 e 12 de novembro. No entanto, a prioridade do presidente agora é focar em compromissos diplomáticos estratégicos para o país, como as reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, e do G20, que será sediado no Brasil.
A ausência na COP é mais uma das mudanças na agenda de Lula após o acidente doméstico que sofreu no final de outubro, quando escorregou no banheiro e bateu a cabeça, o que resultou em uma série de exames médicos. Desde então, ele também cancelou sua ida à Cúpula dos Brics, na Rússia, e a uma conferência de biodiversidade na Colômbia.
Ao longo da última semana, o petista passou por avaliações médicas para verificar as condições físicas para retomar as atividades normalmente. Na sexta-feira, ele realizou novos exames que mostraram que o seu quadro é estável. Ele deve passar por um novo exame de imagem na quarta-feira (30).
Alckmin, que já tem atuado em pautas voltadas para o meio ambiente, será o representante do governo brasileiro na conferência em Baku, onde deverá destacar os avanços do Brasil na agenda ambiental e os compromissos do país na luta contra as mudanças climáticas.