Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reunião

Deportação de brasileiros: Itamaraty anuncia grupo de trabalho com Embaixada dos EUA

Decisão foi tomada em reunião entre Itamaraty e Embaixada dos EUA em Brasília (Foto: Flickr/Itamaraty)

Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou nesta quarta-feira (29) que será criado um grupo de trabalho com a Embaixada dos EUA, em Brasília, para tratar sobre informações referentes a deportação de imigrantes brasileiros. O anúncio ocorreu após uma reunião com representantes do Itamaraty e da Embaixada.

Segundo o Itamaraty, o grupo será responsável para "trocar informações e aprimorar a operacionalização de voos de retorno de brasileiros, garantindo a segurança e o tratamento digno e respeitoso dos passageiros".

A pasta também informou sobre o acordo do "imediato estabelecimento de uma linha direta de comunicação entre os membros do grupo para acompanhamento em tempo real dos futuros voos".

Na última segunda (27), o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, a prestar esclarecimentos sobre a deportação de brasileiros. Escobar é o responsável pela representação diplomática até a nomeação de um novo embaixador pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A intenção do Itamaraty é evitar novos incidentes em voos de brasileiros deportados do país.

A questão do uso de algemas também foi tratada por Loureiro na conversa com o chefe da embaixada americana. A prática adotada pelos EUA já foi criticada pelo Brasil. O governo brasileiro tem solicitado que o procedimento seja substituído por um trato considerado mais digno e menos degradante. O pedido foi reforçado ao representante americano em Brasília nesta terça.

O Brasil recebeu, no último sábado (25), o primeiro voo desde a posse de Trump com cerca de 160 pessoas deportadas dos EUA. A aeronave tinha como destino Belo Horizonte (MG), mas fez escala no aeroporto de Manaus (AM), após apresentar falhas técnicas. Os brasileiros estavam sendo transportados algemados e, após relatos colhidos pela Polícia Federal, o Ministério da Justiça determinou que a viagem fosse concluída em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.