Amália estava internada em São Paulo desde o começo do mês para tratar de complicações da retirada de um nódulo no pâncreas.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

A deputada federal e vice-presidente do PL Mulher nacional, Amália Barros (PL-MT), morreu aos 39 anos na madrugada deste domingo (12). A parlamentar estava internada desde o começo do mês em São Paulo para tratar de complicações causadas por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.

CARREGANDO :)

Ela passou por uma cirurgia no sábado (11) para tratar de complicações que se estenderam ao pâncreas. Antes, na quinta (9), Amália realizou um procedimento adicional de radiointervenção, segundo o boletim médico do Hospital Vila Nova Star.

Amália foi eleita em 2022 e atuou em importantes comissões na Câmara, como Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos da Mulher e Educação.

Publicidade

Nascida em Mogi Mirim (SP), a deputada era formada em Jornalismo e enfrentou uma série de desafios ao longo da vida, incluindo a perda da visão do olho esquerdo aos 20 anos devido a uma toxoplasmose. Após 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passou a utilizar uma prótese ocular a partir de 2016.

Essa experiência pessoal moldou sua atuação política, tornando-a uma defensora das questões relacionadas à toxoplasmose e à visibilidade das pessoas monoculares. Seu gesto característico de cobrir o olho esquerdo com a mão se tornou uma marca das suas atividades.

A deputada foi responsável por inspirar a Lei 14.126/2021, conhecida como Lei Amália Barros, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. Além disso, fundou o Instituto Amália Barros, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que promove campanhas de doação de próteses oculares e oferece assistência às pessoas monoculares.

Repercussão na política

A morte de Amália Barros repercutiu na política, com correligionários e aliados expressando suas condolências por meio das redes sociais.

O Partido Liberal (PL) emitiu uma nota oficial lamentando o falecimento da deputada: “É com profundo pesar que o Partido Liberal lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros. Sua garra incansável e sua dedicação por melhorar a vida dos cidadãos serão para sempre lembradas. Neste momento de tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas da deputada. Que sua memória inspire todos nós a continuar seu legado de compromisso e compaixão. Descanse em paz”.

Publicidade

“Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, compartilhou uma foto ao lado de Amália e escreveu que “vou te amar pra sempre, minha amiga. Você está nos braços do pai”.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), homenageou Amália com uma foto acompanhada da mensagem: “Vá em paz amiga”.

O também Jorge Seif (PL-SC) expressou sua gratidão à colega: “Amiga querida, obrigado por tudo! Obrigado por combater o bom combate até o fim! Que Jesus te receba e console meu irmão @thiagoboava. O Brasil perde uma grande mulher”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade