Ouça este conteúdo
A estudante universitária Chiara Biondini (PP-MG) toma posse do cargo de deputada estadual de Minas Gerais nesta quinta (23) como a mais jovem parlamentar da história do legislativo mineiro. Com apenas 21 anos e 1 dia, ela teve a investidura autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um processo movido pelo suplente, que alegava que ela não tinha idade mínima de 21 anos para o mandato.
Chiara recebeu mais de 34 mil votos e se posicionou como a 73ª entre os 77 parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A jovem pretende defender pautas conservadoras, como a manutenção da proibição do aborto, a criminalização das drogas e ser contra a identidade de gênero.
“[Ser uma jovem conservadora] não é contradição. É o que eu acredito e é o que faz parte da minha vida. Há coisas que podemos inovar, mas há outras imutáveis, como a proibição do aborto, das drogas e a ideologia de gênero”, disse em entrevista à Folha de São Paulo.
A nova parlamentar mineira diz, ainda, que terá como bandeiras a juventude e o empreendedorismo.
Política de casa
Chiara é filha do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), líder de uma fundação que ressocializa dependentes químicos por meio da religião em Belo Horizonte.
“Foi o nosso grupo, o Corrente do Bem, que identificou na Chiara a capacidade para fortalecer o nosso trabalho e nossas ações católicas e filantrópicas”, afirmou o deputado federal Eros Biondini dias após a eleição da filha, em entrevista ao jornal Estado de Minas.
Já Chiara diz que a política, quando bem executada, “é uma ferramenta que transforma as pessoas e facilita o auxílio do Estado para os cidadãos”, e que sua eleição à Assembleia mineira “representa a esperança da população na juventude, visando fazer uma política diferenciada”, completou ao mesmo jornal.
Ainda durante o segundo turno da eleição de 2022, Chiara se declarou “100% [Jair] Bolsonaro” e se engajou na campanha à reeleição do ex-presidente.