A deputada catarinense Caroline de Toni (PL), uma das parlamentares de direita declaradamente contra o aborto, poderá ser a escolhida para comandar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a mais importante da Casa, já no início de 2024.
Desde o início desta legislatura, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fechou um acordo com o Partido dos Trabalhadores, que hoje tem o deputado Rui Falcão (PT-SP) na presidência, para que fosse feito um revezamento na Comissão de Constituição e Justiça, e a próxima presidência ficaria com a oposição.
Com a possibilidade de o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), tido como o principal nome do PL para assumir a CCJ ser o representante do partido na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro, Carol de Toni desponta como o principal nome da legenda para assumir a Comissão de Constituição e Justiça.
Embora integrantes do PL digam que a definição de Ramagem para substituir o general Braga Netto, declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada, ainda não seja definitiva, o parlamentar seria o mais cotado pela cúpula do partido na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, informação confirmada até pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.
E é nesse cenário que aparece a deputada Caroline de Toni, reeleita em 2022 como a deputada federal mais votada de Santa Catarina, com mais de 227 mil votos. Formada em Direito, Caroline de Toni teve destaque durante a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a invasão de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, com fortes críticas à doutrinação política e situações de extrema pobreza nos assentamentos visitados pela CPI.
Além disso, a deputada catarinense é defensora do Estatuto do Nascituro, em tramitação na Câmara dos Deputados há vários anos, e defende diversas bandeiras ligadas aos partidos de direita, como o direito à propriedade, acesso a armas e outros temas da chamada pauta de costumes.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF