O deputado Duarte (PSB-MA) protocolou nesta terça-feira (27) uma notícia-crime ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o coronel do Exército Jean Lawand Junior. No documento, o parlamentar apontou que o coronel teria cometido suposto “crime de falso testemunho” durante seu depoimento à CPMI do 8 de janeiro.
“Ao ser questionado pelos parlamentares presentes na CPMI na data mencionada, o Denunciado mentiu ao distorcer suas próprias mensagens, afirmando que seu objetivo seria apenas de apaziguamento e que não possui conhecimento jurídico suficiente para trazer maiores elementos sobre possíveis crimes do ex-Presidente Bolsonaro”, diz o documento.
Parlamentares aliados do governo, integrantes da oposição e o próprio presidente, deputado Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA), não acreditaram na versão dada por Lawand sobre mensagens trocadas com o tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), informou a Agência Câmara.
Ele negou que as mensagens trocadas com Cid fossem para incitar um suposto golpe de estado. O militar disse que as mensagens tinham o objetivo de pedir que Bolsonaro tentasse apaziguar os ânimos da parcela da população descontente com o resultado das eleições de 2022.
“Em nenhum momento eu falei sobre golpe, em nenhum momento eu atentei contra a democracia brasileira, em nenhum momento eu quis quebrar, destituir, agredir qualquer uma das instituições, porque isso não faz parte do que eu aprendi durante toda a minha carreira, toda a minha vida”, afirmou o coronel.
“Verifica-se que o denunciado [Lawand] reiteradamente faltou com a verdade perante deputados e senadores, ainda quando confrontado sobre a veracidade de suas falas. Em nenhum momento houve retratação para expor a verdade dos fatos”, diz a notícia-crime.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião