• Carregando...
Deputado Gaguim
Carlos Henrique Amorim, conhecido como Gaguim, marcou presença em 1.006 sessões, mas permaneceu pouco em cada uma delas.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Carlos Henrique Amorin, conhecido como Gaguim (União-TO), registrou presença em 1.006 sessões da Câmara dos Deputados entre comissões e outros atos da casa. No entanto, ele permaneceu em cada uma delas por poucos minutos e sem acompanhar o desenrolar dos debates, de acordo com uma apuração publicada nesta sexta (17) pelo jornal O Estado de São Paulo.

A Gazeta do Povo entrou em contato com Gaguim para comentar a apuração e aguarda retorno. De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, o parlamentar registrou presença no plenário em 92 dias, além de 147 reuniões das comissões. No entanto, ele deixou de participar de outras 56 sem justificar as ausências (veja na íntegra).

Apesar das ausências não justificadas, Gaguim recebe integralmente o salário de R$ 41.650,92, que normalmente teria desconto pelas faltas no plenário – ele tem 3 sem justificar.

Segundo a apuração, o deputado costuma realizar um “tour” pelas 16 salas de comissões da Câmara, registrando presença em uma sequência rápida. No dia 30 de agosto, por exemplo, Gaguim alcançou a maior marca, batendo ponto em 36 sessões, mas sem se manifestar em nenhuma delas.

O parlamentar começou a atividade parlamentar na Subcomissão Especial de Hidrogênio Verde e Concessões, estendendo sua participação ao longo do dia em outros 35 eventos, encerrando às 17h51. Foi neste dia que os deputados convidaram a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, para participar de uma audiência.

A apuração aponta que, neste dia, Gaguim bateu ponto em 17 comissões em 9 minutos e 40 segundos, com uma média de 34 segundos de caminhada por cada sessão. O deputado não comentou o “tour” pelos colegiados.

No dia 7 de novembro, a reportagem do jornal o viu registrando presença em seis comissões em pouco mais de dois minutos.

Gaguim faz parte da mesa de pelo menos cinco comissões 1º vice-presidente de uma, e usa a intensa atividade parlamentar como um ativo político nas campanhas eleitorais. A apuração encontrou pelo menos cinco postagens diferentes sobre isso nas redes sociais, em que afirma ter “100% de presença e trabalho desenvolvido”, relata uma peça na campanha à reeleição em 2018.

Além de deputado federal pelo Tocantins, ele já foi vereador em Palmas, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Também assumiu o governo do estado em 2009 por eleição indireta, perdendo a reeleição em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]