Ouça este conteúdo
Em mensagem publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (14), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) comentou a aprovação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal, com ataques a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar também defendeu a prisão do ex-mandatário.
Segundo Valente, Dino agiu "com elegância, tranquilidade e domínio da questão jurídica" durante a sabatina com os senadores na Comissão de Constituição e Justiça.
"Mais uma vez (ele) jantou bolsonaristas medíocres que só pregam ódio e produzem fake news. O argumento dos jumentos é que ele é comunista", escreveu o deputado na rede X. E ele ainda complementou: "Graças a Deus, diria. Bolsonaro mais perto da CADEIA!"
Na sabatina da CCJ, Dino evitou falar sobre eventual declaração de impedimento em relação a julgamentos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Suprema Corte. Ele herdará 344 ações que estavam sob a análise da ministra Rosa Weber, que se aposentou no final do mês de setembro. De acordo com informações do STF, os processos são relativos a temas espinhosos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a criminalização do aborto, a gestão da pandemia da Covid-19, entre outros.
A expectativa no mundo político e jurídico é que Dino vote unido com a ala da Corte anti-Bolsonaro - composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso - para emparedar ainda mais o ex-presidente.
Logo após o Senado confirmar a indicação de Dino ao STF, Valente comemorou a aprovação e disse que o ministro na corte é "garantia de defesa da democracia e dos interesses do povo brasileiro".
Outros parlamentares governistas comemoraram a confirmação de Dino como ministro do STF. Enquanto que políticos da oposição lamentaram a decisão do Senado.