Em mensagem publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (14), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) comentou a aprovação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal, com ataques a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar também defendeu a prisão do ex-mandatário.
Segundo Valente, Dino agiu "com elegância, tranquilidade e domínio da questão jurídica" durante a sabatina com os senadores na Comissão de Constituição e Justiça.
"Mais uma vez (ele) jantou bolsonaristas medíocres que só pregam ódio e produzem fake news. O argumento dos jumentos é que ele é comunista", escreveu o deputado na rede X. E ele ainda complementou: "Graças a Deus, diria. Bolsonaro mais perto da CADEIA!"
Na sabatina da CCJ, Dino evitou falar sobre eventual declaração de impedimento em relação a julgamentos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Suprema Corte. Ele herdará 344 ações que estavam sob a análise da ministra Rosa Weber, que se aposentou no final do mês de setembro. De acordo com informações do STF, os processos são relativos a temas espinhosos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a criminalização do aborto, a gestão da pandemia da Covid-19, entre outros.
A expectativa no mundo político e jurídico é que Dino vote unido com a ala da Corte anti-Bolsonaro - composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso - para emparedar ainda mais o ex-presidente.
Logo após o Senado confirmar a indicação de Dino ao STF, Valente comemorou a aprovação e disse que o ministro na corte é "garantia de defesa da democracia e dos interesses do povo brasileiro".
Outros parlamentares governistas comemoraram a confirmação de Dino como ministro do STF. Enquanto que políticos da oposição lamentaram a decisão do Senado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF