Ouça este conteúdo
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu ao Itamaraty, nesta quinta-feira (9), que seja avaliada e requisitada a expulsão do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, por ele ter participado de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o parlamentar, o embaixador "criticou publicamente Lula e o governo, que desde o início do conflito só pregam e trabalham pela PAZ". "E agora se reúne com Bolsonaro e bolsonaristas pra fazer política?", questionou.
Lindbergh acrescentou que "devia estar seriamente empenhado em retirar brasileiros da região, isso sim. Basta. Que o Itamaraty avalie e requisite sua expulsão do país".
A pauta da reunião de Bolsonaro com o embaixador não foi divulgada, mas ao final do encontro alguns deputados informaram à Gazeta do Povo que o embaixador relatou a situação da guerra no Oriente Médio e apresentou imagens “bem fortes e impactantes” do massacre que vem sendo feito pelo grupo terrorista Hamas ao povo israelense.
O embaixador de Israel no Brasil tem feito críticas ao governo brasileiro por não considerar o Hamas como um grupo terrorista. Nesta quarta-feira (8), ele publicou um vídeo acusando o Hamas pelo atraso na saída de brasileiros de Gaza. "O Hamas é o único fator atrasando a saída de brasileiros da Faixa de Gaza por seus próprios interesses", afirmou.