Neste sábado (30), o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol-SP), devido à publicação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) sobre a Páscoa.
Na Sexta-Feira Santa, o movimento publicou no X (antigo Twitter) a imagem de Jesus Cristo crucificado, acompanhado da inscrição “bandido bom é bandido morto” atribuída a três soldados romanos. A postagem viralizou em poucos minutos e causou revolta nas redes sociais.
“Boulos é o coordenador nacional do MTST, então ele é responsável pelas posturas do movimento. Na Sexta-feira Santa, o aniversário da data em que Jesus Cristo foi crucificado, eles publicam uma charge dizendo que os soldados romanos, se referindo a Jesus Cristo como bandido, ele pratica o crime do artigo 208 do Código Penal quando ultraja o culto cristão. Ele está agindo num dos momentos mais sagrados para o cristianismo. Tentar contra o cristianismo é uma forma criminosa, e ele precisa ser responsabilizado”, afirmou o parlamentar à Gazeta do Povo.
Na notícia crime protocolada por Bilynskyj, o documento pede a punição com base no artigo 208 do Código Penal. “A conduta praticada pelo MTST se amolda ao crime previsto no art. 208 do Código Penal, tendo em vista que o agente, por meio de sua manifestação nas redes sociais, vilipendiou publicamente objeto de culto religioso”, diz o documento.
O deputado federal e um dos líderes do MTST, Guilherme Boulos, afirmou no X que distorceram a publicação e atacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). "Ricardo Nunes tirou a Sexta-feira Santa para distorcer o post de um movimento social e criar terrorismo moral. Isso mostra que sua aliança com o bolsonarismo não é apenas eleitoral. É de princípio e de método. Sem contar que sua trajetória pessoal e política está longe de ser a do cristão exemplar que tenta vender. Já vimos esse filme em 2022. E a verdade prevaleceu sobre as Fake News. Será assim novamente nas eleições deste ano".
Em justificava ao post, o movimento publicou que não foi feita a interpretação correta sobre a mensagem. “A falta de interpretação da imagem e da mensagem desse post é de se impressionar. Para ajudar, indicamos a leitura de Lucas, capítulo 23”, afirmou o MTST no X.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF