O deputado federal André Fernandes (PL-CE) denunciou nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara dos Deputados, que os visitantes que acompanhavam o debate nas galerias do plenário tiveram os celulares recolhidos pela segurança da Casa.
Segundo o parlamentar, a apreensão de celulares é "algo inédito" e ele ainda questionou o presidente da sessão sobre o motivo, o protocolo ou a justificativa, para o mesmo.
Na sessão, ele ainda argumentou que já viu recolherem faixas ou artigos que coloquem em risco a vida dos parlamentares, mas estranhou a retirada de celulares, que são usados para fazer fotos e vídeos.
"A Câmara dos Deputados não pode recolher os celulares do povo! Isso é inédito nesta Casa. Um precedente perigosíssimo. Apresentei a questão de ordem e espero que isso nunca mais se repita!", escreveu Fernandes na rede X.
O caso chamou mais atenção ainda do deputado cearense, por ocorrer justamente, no momento, em que se discute a liberdade de expressão no Brasil. Ele fez referência as decisões da justiça derrubando perfis na internet e impedindo políticos de se manifestarem.
Em nota, enviada à Gazeta do Povo, a Câmara dos Deputados informou que a apreensão de celulares faz parte das regras de segurança da Casa, e que o procedimento já é adotado há muitos anos.
"O cidadão que desejar acompanhar os debates e as votações nas galerias do Plenário Ulysses Guimarães precisa deixar todos os seus pertences, como bolsa, carteira, celular e qualquer outro item, no escaninho que fica na portaria de acesso às galerias. Também não são permitidos cartazes nem bandeiras", explicou a assessoria da Câmara.
Por fim, a Câmara reforçou que "as galerias são abertas e se situam acima do nível do plenário", e que "já houve casos de manifestantes jogarem objetos das galerias em direção ao piso do plenário e machucarem deputados e servidores".
- Revelações de Musk: 150 vozes caladas por Alexandre de Moraes
- Manifestantes de esquerda atacam gabinete de deputado federal do PL em Fortaleza
- Deputada argentina manifesta repúdio à “tentativa de censura a jornalistas e políticos” por parte de Moraes
- Moraes suspendeu garantias individuais de entidade de advogados conservadores
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF