Nesta quinta-feira (23), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja realizada uma auditoria na licitação aberta pelo governo Lula para a compra de 168 itens do enxoval para residências oficiais do presidente: o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto. O valor disponibilizado para a compra é de R$ 88,9 mil.
A licitação prevê a compra de roupas de cama e banho, como porta-travesseiros, colchas decorativas e kit edredom, fronhas, mantas, jogos de lençol, jogos de toalha, roupões e tapetes.
É exigido padrão de “primeira linha” nos produtos e dado como referências lojas como “Zelo, MMartan, similar ou melhor”.
Também é exigido que alguns produtos sejam fabricados 100% em algodão egípcio, a partir de 300 fios. Os roupões devem ser canelados na parte externa e atoalhados na parte interna, com bolsos e cinto, cor branca, fio penteado, 100% algodão, gramatura 300g/m².
“Estou pedindo ao TCU a realização de auditoria na licitação aberta pelo Lula para compra de enxoval com algodão egípcio. Como não bastasse a população pagar a lua de mel de Lula e Janja, agora teremos que pagar também o enxoval de ‘casa nova’ dos dois. As exigências luxuosas solicitadas para essa licitação ferem frontalmente a moralidade administrativa e os princípios republicanos. Lutarei contra esse escárnio com o dinheiro público”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira na rede social X.
A informação sobre a licitação foi revelada pelo site Metrópoles. Segundo o site, o pregão está marcado para o dia 4 de dezembro.
A título de comparação, no governo anterior, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 46,6 mil com a compra do enxoval, em 2020.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF