O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) pressionou o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pautar "com urgência" o veto do presidente Lula ao PL das "saidinhas", durante sessão conjunta da Câmara e Senado.
"Espero que ele [Pachecoo] paute com urgência e ainda essa semana uma Sessão do Congresso Nacional para que derrubemos esse veto e tenhamos restaurado a vontade da população brasileira", declarou Donaro.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-RO), já havia sinalizado que a análise sobre os vetos de Lula ao PL das Saidinhas pode ocorrer já na próxima sessão do Congresso, na quinta-feira (18). Para a derrubada, é preciso a maioria absoluta dos votos em cada uma das Casas: 257 deputados e 41 senadores.
A proposta que limita a saída temporária de presos em datas comemorativas foi vetada parcialmente pelo presidente Lula, na última quinta-feira (11). O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou que o veto é “pontual” e vai permitir a saída de presos do regime semiaberto para visitar as famílias “por motivos humanitários”.
De acordo com o deputado, a ação de Lula "é uma demonstração de completa desconexão com a realidade e um tapa na cara da sociedade brasileira que clama por segurança e justiça". Ele destaca também que a insegurança no Brasil "é uma triste realidade que se reflete nas estatísticas alarmantes de violência e criminalidade".
Diante do veto ao PL, o parlamentar protocolou, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, moção de repúdio (requerimento 84/2024) a Lula pelo veto às saidinhas temporárias. O pedido deve ser votado pelo colegiado na reunião desta terça-feira (16).
Na justificativa, Messias Donato diz que as saidinhas como forma de ressocialização é uma falácia, que "não raramente se transformam em verdadeiras chacinas, onde inocentes pagam com suas vidas pela irresponsabilidade do Estado" e questiona: "quantas famílias precisam perder entes queridos para que o governo entenda a gravidade dessa situação?"
"Não podemos mais tolerar essa complacência com o crime. O veto parcial ao PL das saidinhas é apenas mais um exemplo do descaso e da incompetência do governo em lidar com a questão da segurança pública", declarou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião