Nesta segunda-feira (15), o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) disse que apresentará uma moção de repúdio ao governo Lula por conta da decisão de não condenar claramente o ataque do Irã a Israel ocorrido neste fim de semana.
De acordo com o parlamentar, “o Brasil não pode se omitir quando uma nação amiga é covardemente atacada”.
“É inadmissível que o governo brasileiro não condene os ataques iranianos diante da recente ofensiva contra Israel. Como membro do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, fiquei perplexo quando vi que na nota do Itamaraty não havia uma condenação ao Irã pelos ataques. O mínimo que se espera do governo é uma posição clara e firme contra essa barbaridade. O Brasil não pode se omitir quando uma nação amiga é covardemente atacada. É hora de agir com responsabilidade e condenar esses atos de agressão”, disse Nogueira em nota enviada à Gazeta do Povo.
No sábado (13), o Itamaraty divulgou uma nota sobre o ataque, mas não condenou formalmente os ataques iranianos.
"O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada. Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras. O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado”, diz a nota do Itamaraty.
“O site do governo apenas diz que acompanha os ataques a Israel com ‘grave preocupação’. Absurdo um chefe de estado ser conivente com o terrorismo. O embaixador de Israel, Yonatan Gonen, está no Brasil. Quero expressar mais uma vez que estamos ao lado de Israel, conte comigo, embaixador”, escreveu o deputado em seu perfil na rede social X, neste domingo (15).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF