O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou que pretende apresentar nesta semana um pedido de impeachment do Advogado-Geral da União, Jorge Messias por abrir uma investigação contra o jornalista Alexandre Garcia. O pedido deve ser assinado por outros deputados da oposição, antes de ser protocolado.
De acordo com Nogueira, o AGU “ataca o direito de liberdade de imprensa ao solicitar tal procedimento investigatório em desfavor do comunicador”.
O jornalista Alexandre Garcia com mais de cinco décadas de carreira virou alvo de uma investigação na recém-criada Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), uma espécie de órgão censor para identificar e punir críticos do governo, que vem sendo chamada de "Ministério da Verdade".
A investigação contra Garcia é por uma declaração sobre a tragédia no RS no programa “Oeste Sem Filtro”, no último dia 8. O jornalista disse que “a chuva foi a causa original [da tragédia]. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”. Em seguida, o jornalista defendeu que as autoridades deveriam apurar a responsabilidade do governo no agravamento da tragédia que deixou 46 mortes.
Ao tomar conhecimento da fala do jornalista, o advogado Jorge Messias decidiu instaurar a ação contra a “campanha de desinformação” e disse ainda que a declaração de Garcia é “inaceitável” e que o governo vai “buscar a responsabilização” do jornalista.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião