O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou que pretende apresentar nesta semana um pedido de impeachment do Advogado-Geral da União, Jorge Messias por abrir uma investigação contra o jornalista Alexandre Garcia. O pedido deve ser assinado por outros deputados da oposição, antes de ser protocolado.
De acordo com Nogueira, o AGU “ataca o direito de liberdade de imprensa ao solicitar tal procedimento investigatório em desfavor do comunicador”.
O jornalista Alexandre Garcia com mais de cinco décadas de carreira virou alvo de uma investigação na recém-criada Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), uma espécie de órgão censor para identificar e punir críticos do governo, que vem sendo chamada de "Ministério da Verdade".
A investigação contra Garcia é por uma declaração sobre a tragédia no RS no programa “Oeste Sem Filtro”, no último dia 8. O jornalista disse que “a chuva foi a causa original [da tragédia]. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”. Em seguida, o jornalista defendeu que as autoridades deveriam apurar a responsabilidade do governo no agravamento da tragédia que deixou 46 mortes.
Ao tomar conhecimento da fala do jornalista, o advogado Jorge Messias decidiu instaurar a ação contra a “campanha de desinformação” e disse ainda que a declaração de Garcia é “inaceitável” e que o governo vai “buscar a responsabilização” do jornalista.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF