O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, afirmou nesta terça (19) que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, está “entregando Bolsonaro” para manter o partido funcionando. A declaração foi dada pouco antes da Polícia Federal indiciar o ex-presidente por conta da suposta adulteração do cartão de vacinação contra a Covid-19.
“Valdemar Costa Neto está entregando Bolsonaro para tentar manter o PL funcionando, mas nem assim conseguirá. Com a comprovação de que o partido financiou a ação dos militares das forças especiais, a intentona golpista vai terminar com o registro cassado e Bolsonaro covardão na prisão”, disparou Correia nas redes sociais.
Costa Neto e o ex-presidente não se pronunciaram sobre a fala do deputado petista. No entanto, o mandatário do PL afirmou à Polícia Federal, em depoimento em fevereiro divulgado na última sexta (15), que Bolsonaro e deputados do partido o pressionaram para questionar o resultado do segundo turno da eleição presidencial de 2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A fala contra Costa Neto e Bolsonaro foi seguida de um link para uma reportagem do jornal O Globo que repercute outras declarações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. O acordo com o militar está embasando as investigações da Polícia Federal sobre uma suposta organização que pretendia dar um golpe de Estado e que culminou com os atos de 8 de janeiro de 2023.
Cid está no centro da delação de diversas investigações interligadas através dele, como da suposta tentativa de golpe de Estado, dos presentes oficiais recebidos por Bolsonaro e da adulteração do cartão de vacinação contra a Covid-19 dele e da filha, Laura Bolsonaro – este último caso levou ao indiciamento pela PF desta terça (19) contra ele e mais 16 pessoas.
A PF também relacionou a questão da adulteração da carteira de vacinação à suposta tentativa de golpe de Estado, que permitiria ao ex-presidente viajar aos Estados Unidos no final do mandato mesmo sem ter sido vacinado, enquanto que se atentava uma ruptura no 8/1.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF