Ouça este conteúdo
O deputado Alex Manente (SP), líder do Cidadania na Câmara, quer trocar Belém (PA) por Porto Alegre (RS) como sede da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. De acordo com o parlamentar, a mudança seria uma forma de mostrar os “impactos do aquecimento global”.
“Porto Alegre como palco da COP30 seria uma vitrine para o mundo testemunhar os impactos concretos e devastadores do aquecimento global. Precisamos mostrar como as adversidades climáticas estão remodelando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar este desafio global”, disse o deputado em entrevista concedida à Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (6).
O parlamentar disse que buscará apoio de outros líderes partidários para apresentar a proposta na Câmara dos Deputados.
A realização da CPO30 em Belém (PS) é resultado da articulação do presidente Lula (PT), que busca ganhos eleitorais com o evento.
De acordo com os últimos dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atualizados na segunda-feira (6), o número de óbitos por causa das enchentes passou para 85. Eram 339 os feridos por conta do desastre, e outras 134 pessoas seguiam desaparecidas.
Também na segunda, dez dias após a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou a liberação de R$ 614 milhões em emendas individuais e de bancada destinadas para o setor da Saúde.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) também anunciou medidas para avaliar os danos e ações de investimentos para a retomada das operações dos portos, aeroportos e hidrovias do Rio Grande do Sul.