A suspensão da caça de javalis por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi discutida em uma audiência pública da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (19/10). A caça de javalis foi suspensa em julho deste ano, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicar o Decreto 11.615/13 que alterou as regras sobre armas de fogo no Brasil.
Sem uma solução para garantir o controle populacional do javali, os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Ismael Alexandrino (PSD-GO) cobraram do Ibama a retomada urgente do Sistema Integrado de Manejo de Fauna (Simaf) e de um novo Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali no Brasil, tendo em vista que o atual perdeu a vigência em janeiro de 2022.
“Essa é uma questão de Estado e não de governo. Precisamos do Ibama para solucionar esse problema com urgência”, ressaltou Marcos Pollon, ao cobrar dos envolvidos o enfrentamento da situação sem restrições ideológicas.
Na audiência, o presidente da Associação Brasileira de Caçadores, Rafael Salerno afirmou que a suspensão tem prejudicado o controle da população de javalis e gerado uma insegurança no setor agropecuário. Ele estima que há no Brasil cerca de 3 milhões de javalis. “O fato de o órgão ambiental não ter uma política focada no controle do javali, ou então criar problemas em vez de soluções, contribui para o avanço da espécie”, disse Rafael Salerno
A diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Livia Martins, informou que o sistema deve passar por uma atualização, mas ainda não há prazo para entrega. “O Simaf é antigo e está defasado, precisamos de um novo”, disse Lívia na audiência da Câmara.
Desde 2013, o Ibama considera o javali uma espécie exótica invasora nociva às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública. De acordo com a Instrução Normativa do Ibama, o reconhecimento da nocividade do animal permitiu o controle do javali, por meio da perseguição, do abate, da captura seguida de eliminação direta.
Representantes do Ibama informaram na audiência que o governo avalia apresentar uma nova versão para a instrução normativa sobre a caça de javalis, mas ainda não há um prazo definido.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF