Deputados federais que integram partidos da base do governo federal assinaram o pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após declarações comparando os ataques de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
No pedido, encabeçado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), os parlamentares apontam que tais declarações configuram um crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal.
Eles acusam o presidente de "cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade". Até o momento, o pedido já foi assinado por mais de 90 deputados federais (veja aqui quem são os apoiadores).
A lista conta com parlamentares de 9 partidos diferentes, sendo quatro com relação direta ao governo, após a indicação de ministros filiados a partidos como União Brasil, Republicanos, PP e PSD.
Entre os deputados que defendem o impeachment do presidente, constam conforme o partido:
- PL - 65
- União Brasil - 10
- PP - 6
- Novo - 3
- Republicanos - 2
- PRD - 2
- PSD - 2
- Cidadania - 1
- Podemos - 1
"Lula incentiva a injúria racial e incorre em crime de responsabilidade previsto no art 5° da Constituição Federal, o que corrobora também com a fala do primeiro-ministro de Israel que demonstrou de imediato seu veemente repúdio. Isso enseja o pedido de impeachment que estamos apresentando contra o mandatário da nossa nação, que expôs-nos a perigo de guerra, como medida da aplicação da mais inteira e urgente Justiça", explica Zambelli, em nota enviada à Gazeta do Povo.
A admissão do pedido de impeachment depende da aprovação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Caso seja aprovado, o pedido é despachado à Comissão Especial, que será formada dentro de 48 horas. Admitido o impeachment, o denunciado é comunicado e tem até 10 sessões para se manifestar antes da votação em plenário.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF