Os deputados federais do Novo, Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS), enviaram um requerimento de informação (RIC) ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, questionando os gastos da comitiva da primeira-dama Rosângela da Silva às Olimpíadas, em Paris.
Janja embarcou para Paris, na última semana, para representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura dos jogos olímpicos. Apesar do caráter oficial da viagem, a assessoria de imprensa de Janja e o Palácio do Planalto não divulgaram a agenda dela na capital francesa.
Diante da viagem da primeira-dama, os parlamentares do Novo pedem esclarecimentos sobre os custos envolvidos para “melhor compreensão dos fatos e promoção da transparência”.
"Precisamos assegurar que cada centavo dos recursos públicos seja utilizado com responsabilidade e transparência, especialmente no momentos em que o Governo tem realizado cortes de recursos na saúde e na educação”, afirmou a deputada Adriana Ventura.
Segundo a deputada, “não é aceitável que a primeira-dama fique viajando às custas do dinheiro público sem justificativas claras e adequadas”.
“Por isso, demandamos respostas detalhadas sobre a composição e os custos da comitiva, bem como a justificativa para a presença de cada assessor," complementou Ventura no documento enviado ao ministro-chefe da Casa Civil.
Transparência dos gastos
Ao justificar o pedido, os deputados também enfatizam a importância do controle sobre os gastos públicos.
"A transparência e o controle sobre os gastos públicos são fundamentais para garantir a confiança da sociedade nas instituições governamentais e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos", destacam.
O requerimento inclui uma série de perguntas, como a composição completa da comitiva, o custo total da viagem, os critérios para a escolha dos assessores, as atividades desempenhadas por cada membro e os eventos oficiais e encontros realizados pela primeira-dama.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF