#147 - Os deputados Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) não usaram verbas do chamado "cotão" em 2019; e os parques nacionais que o governo quer privatizar em 2020
***1) Os gastos de 2019 dos deputados federais com as verbas da cota parlamentar, o chamado "cotão", mostram perfis bem distintos entre os congressistas. Há os que tiveram despesas bem elevadas, próximas dos R$ 500 mil; outros que, embora tendo despendido menos em valores absolutos, consumiram quase que a totalidade da verba que tinham à disposição. E também um número considerável de parlamentares que procuraram ser econômicos e conseguiram passar o ano com menos de R$ 100 mil de "cotão". Há ainda dois deputados que não utilizaram rigorosamente nada do "cotão" em 2019, e pretendem repetir a atitude em 2020. O repórter Olavo Soares detalha o assunto neste episódio do 15 Minutos.
***2) O governo do presidente Jair Bolsonaro definiu quais serão os três primeiros parques nacionais que serão "privatizados". As unidades de conservação escolhidas para serem concedidas à iniciativa privada são os parques nacionais do Iguaçu (PR), de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA). Juntos, esse três parques receberam mais de três milhões de visitantes nos últimos anos. A repórter Camila Abrão fala das principais atrações destes três locais e explica porque o governo quer concedê-los à iniciativa privada.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcasts, Deezer e iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião