Ouça este conteúdo
Os deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Icaro de Valmir (PL-SE) pediram a retirada das assinaturas no pedido de instalação da CPI do Abuso de Autoridade, para investigar os abusos cometidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi confirmada pela assessoria do autor da CPI, Marcel van Hattem (Novo-RS).
O pedido da CPI foi reapresentado, no início deste ano, e conta com 152 assinaturas das 171 que são necessárias, até essa sexta-feira (24).
Marcel van Hattem tenta conseguir as 19 assinaturas, que faltam para instalar a CPI, ainda neste ano, já que o pedido do ano passado terminou arquivado em função do fim da legislatura parlamentar.
No pedido de criação, o deputado gaúcho aponta que a CPI servirá para que “excessos sejam investigados e para que o equilíbrio de Poderes da democracia brasileira possa ser restabelecido”.
Um abaixo-assinado também foi criado no início do ano para os brasileiros pressionarem os deputados pela assinatura ao pedido. No site, consta que “cada vez mais brasileiros enxergam o STF e TSE como fontes de ilegalidades, inquéritos abusivos e intimidatórios, favorecimento de alguns e perseguição de outros e de decisões motivadas por ressentimentos pessoais e desejos de vingança”.
A Gazeta do Povo entrou em contato com as assessorias dos deputados para saber o motivo da retirada das assinaturas, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto para a justificativa.