Os 197 anos da independência do Brasil foram comemorados em desfiles cívicos militares pelo país. As celebrações foram marcadas por apresentações de estudantes e militares, incluindo desfiles aéreos nas principais cidades.
Em Brasília, este foi o primeiro desfile de 7 de setembro de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia começou às 9h, e Bolsonaro quebrou o protocolo descendo da tribuna de honra para participar da celebração.
Pelas redes sociais, a União Nacional do Estudantes (UNE) convocou estudantes e registrou atos em defesa da Amazônia e da educação neste sábado (7).
Brasília
O presidente Bolsonaro deixou a tribuna de honra no momento em que as aeronaves da Aeronáutica, Bombeiros e Polícia Militar sobrevoavam a esplanada dos ministérios. Para celebrar os 197 anos da Independência do país, o desfile desse ano em Brasília teve como mote "Vamos valorizar o que é nosso".
São Paulo
A previsão era de que mais de 7 mil pessoas desfilassem em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, neste sábado (7) ensolarado, incluindo os veteranos da Revolução Constitucionalista.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o desfile começou às 9h30, no Centro da cidade, com a entrada do fogo simbólico da pátria. O governador Wilson Witzel chegou ao desfile em um tanque de guerra.
Curitiba (PR)
Em Curitiba, o desfile começou por volta das 9h, no Centro Cívico. A cerimônia, que causou bloqueios em ruas de 6 bairros da capital paranaense, foi acompanhada pelo público e autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito Rafael Greca (DEM).
Salvador (BA)
Em Salvador, mais de 4 mil militares desfilaram no Centro da cidade, sob chuva. O evento teve a presença do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto.
Recife (PE)
Com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e autoridades, o desfile em Recife ocorreu na Zona Sul da cidade. A expectativa era de que mais de 3 mil militares desfilariam.
Maceió (AL)
Centenas de pessoas participaram do desfile em Maceió (AL), que contou com a presença do governador Renan Filho (MDB) e do vice-governador Luciano Barbosa (MDB).
Vitória (ES)
Dessa vez, o desfile de 7 de Setembro voltou a ser realizado em Vitória após cinco anos. Até então, o evento acontecia em outros municípios do estado.
Palmas (TO)
Diferentemente da maioria das cidades, Palmas iria realizar seu desfile à tarde, a partir das 17h. A expectativa era de um público de cerca de 4 mil pessoas.