Os 197 anos da independência do Brasil foram comemorados em desfiles cívicos militares pelo país. As celebrações foram marcadas por apresentações de estudantes e militares, incluindo desfiles aéreos nas principais cidades.
Em Brasília, este foi o primeiro desfile de 7 de setembro de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia começou às 9h, e Bolsonaro quebrou o protocolo descendo da tribuna de honra para participar da celebração.
Pelas redes sociais, a União Nacional do Estudantes (UNE) convocou estudantes e registrou atos em defesa da Amazônia e da educação neste sábado (7).
Brasília
O presidente Bolsonaro deixou a tribuna de honra no momento em que as aeronaves da Aeronáutica, Bombeiros e Polícia Militar sobrevoavam a esplanada dos ministérios. Para celebrar os 197 anos da Independência do país, o desfile desse ano em Brasília teve como mote "Vamos valorizar o que é nosso".
São Paulo
A previsão era de que mais de 7 mil pessoas desfilassem em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, neste sábado (7) ensolarado, incluindo os veteranos da Revolução Constitucionalista.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o desfile começou às 9h30, no Centro da cidade, com a entrada do fogo simbólico da pátria. O governador Wilson Witzel chegou ao desfile em um tanque de guerra.
Curitiba (PR)
Em Curitiba, o desfile começou por volta das 9h, no Centro Cívico. A cerimônia, que causou bloqueios em ruas de 6 bairros da capital paranaense, foi acompanhada pelo público e autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito Rafael Greca (DEM).
Salvador (BA)
Em Salvador, mais de 4 mil militares desfilaram no Centro da cidade, sob chuva. O evento teve a presença do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto.
Recife (PE)
Com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e autoridades, o desfile em Recife ocorreu na Zona Sul da cidade. A expectativa era de que mais de 3 mil militares desfilariam.
Maceió (AL)
Centenas de pessoas participaram do desfile em Maceió (AL), que contou com a presença do governador Renan Filho (MDB) e do vice-governador Luciano Barbosa (MDB).
Vitória (ES)
Dessa vez, o desfile de 7 de Setembro voltou a ser realizado em Vitória após cinco anos. Até então, o evento acontecia em outros municípios do estado.
Palmas (TO)
Diferentemente da maioria das cidades, Palmas iria realizar seu desfile à tarde, a partir das 17h. A expectativa era de um público de cerca de 4 mil pessoas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF