O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a criação de uma divisão antiterrorismo na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para reforçar a prevenção de atentados na capital, após o ataque ocorrido na noite de quarta-feira (13/11) nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF).
A nova divisão atuará principalmente na Praça dos Três Poderes e contará com especialistas em combate ao crime organizado, reforçando a segurança nas proximidades das instituições governamentais.
Ibaneis detalhou ao Metrópoles que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) intensificará a segurança ostensiva na Esplanada dos Ministérios, com atenção especial ao STF, à Câmara dos Deputados e ao Palácio do Planalto.
Assim que tomou conhecimento da explosão, Ibaneis alegou que as informações levaram à conclusão de que o autor das bombas era "maluco e terrorista". Ele também informou que a Polícia Federal irá ajudar nas investigações e cobrou uma "apuração rigorosa".
O incidente desta quarta-feira (14) envolveu Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que detonou explosivos em frente ao STF e em seu próprio carro, nas proximidades do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, sendo fatalmente atingido pela explosão. Em resposta, Ibaneis Rocha destacou a urgência de reforçar a segurança na capital federal para prevenir novos episódios de violência.
O governador do DF não tem acompanhado de perto o decorrer da perícia, porque está em Roma para se encontrar com o papa Francisco e convidar o líder religioso para que venha ao Brasil. Ibaneis viajou no fim de semana passado e deve retornar neste domingo (17/11).
Pelas redes sociais, ele informou que “todas as unidades de segurança e de inteligência do Governo do Distrito Federal estão orientadas a agir com rigor e celeridade para identificar o autor ou os autores, bem como a motivação para esses ataques”.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF