Ministro da Justiça, Flávio Dino, determina distribuição gratuita de água em shows da Taylor Swift no Rio de Janeiro| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), determinou que as produtoras de eventos realizados durante alta exposição ao calor deverão permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal nos espetáculos. Além disso, a portaria da Secretaria do Consumidor, publicada nesta sábado (18), obriga as empresas a disponibilizar água potável gratuitamente em "ilhas de hidratação de fácil acesso". Dino afirmou ainda que a pasta "tomará providências cabíveis" para a fiscalização, prevendo inclusive atuação da polícia, "se necessário". As regras têm validade de 120 dias.

CARREGANDO :)

A determinação veio após a morte de uma jovem de 23 anos durante um show da cantora Taylor Swift nesta sexta-feira (17), em uma noite de muito calor no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura do Rio, ela passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória. A morte está sendo investigada.

Espectadores do evento relataram nas redes sociais que o público foi proibido de entrar no local com garrafas de água próprias e que muitas pessoas passaram mal devido ao calor. Neste sábado, a temperatura no Rio de Janeiro passou dos 41 graus Celsius.

Publicidade

"O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua", afirmou Dino.

A cantora americana se apresentará novamente na capital carioca, no estádio Nilton Santos Engenhão, nos próximos dias. O show que estava previsto para este sábado foi adiado para segunda-feira, a pedido da cantora, "devido às temperaturas extremas" no Rio de Janeiro. No domingo também haverá uma apresentação.

Além da portaria do Ministério da Justiça, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) e o governador do estado, Claudio Castro (PL), exigiram novas medidas dos organizadores do evento, como antecipar a entrada no local do show, instalação de mais bebedouros no estádio e aumentar o número de brigadistas e ambulâncias.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]