O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), determinou que as produtoras de eventos realizados durante alta exposição ao calor deverão permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal nos espetáculos. Além disso, a portaria da Secretaria do Consumidor, publicada nesta sábado (18), obriga as empresas a disponibilizar água potável gratuitamente em "ilhas de hidratação de fácil acesso". Dino afirmou ainda que a pasta "tomará providências cabíveis" para a fiscalização, prevendo inclusive atuação da polícia, "se necessário". As regras têm validade de 120 dias.
A determinação veio após a morte de uma jovem de 23 anos durante um show da cantora Taylor Swift nesta sexta-feira (17), em uma noite de muito calor no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura do Rio, ela passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória. A morte está sendo investigada.
Espectadores do evento relataram nas redes sociais que o público foi proibido de entrar no local com garrafas de água próprias e que muitas pessoas passaram mal devido ao calor. Neste sábado, a temperatura no Rio de Janeiro passou dos 41 graus Celsius.
"O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua", afirmou Dino.
A cantora americana se apresentará novamente na capital carioca, no estádio Nilton Santos Engenhão, nos próximos dias. O show que estava previsto para este sábado foi adiado para segunda-feira, a pedido da cantora, "devido às temperaturas extremas" no Rio de Janeiro. No domingo também haverá uma apresentação.
Além da portaria do Ministério da Justiça, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) e o governador do estado, Claudio Castro (PL), exigiram novas medidas dos organizadores do evento, como antecipar a entrada no local do show, instalação de mais bebedouros no estádio e aumentar o número de brigadistas e ambulâncias.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF