- Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as decisões do ministro do STF, Flávio Dino, sobre os incêndios que assolam o país, e que escalam o ativismo judicial na Corte.
*) Começou com a determinação de prazo para o aumento no efetivo de combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. E, a partir dela, as ordens dadas ao governo pelo ministro Flávio Dino, do STF, se multiplicaram (tal qual as queimadas que atingem recorde de focos em 2024).
Da ampliação de efetivo para o enfrentamento emergencial até a determinação de mutirões formados por forças de segurança, Dino tem usado a caneta para coordenar ações que caberiam ao Executivo, sob alegação que destaca a gravidade da crise.
O protagonismo assumido pelo aliado de Lula deixa margem para dúvida: ele age para acelerar a atuação federal, atrasada diante da tragédia? Ou espelhado na atuação do colega de Corte, Alexandre de Moraes, cujos excessos anteriores não enfrentaram resistência?
Este é o podcast 15 Minutos, que neste episódio analisa as decisões de Flávio Dino sobre os incêndios que assolam o país - e que escalam o ativismo judicial no STF. O convidado é o jornalista Silvio Ribas, do time de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Cristina Seciuk; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião