O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou à Polícia Federal que analise o discurso feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), durante um evento em São Paulo, neste domingo (9). Na ocasião, o deputado disse que os “professores doutrinadores” são piores do que traficantes de drogas, pois eles causam discórdia e destruição nas famílias.
"Determinei à Polícia Federal que faça análise dos discursos proferidos neste domingo em ato armamentista, realizado em Brasília. Objetivo é identificar indícios de eventuais crimes, notadamente incitações ou apologias a atos criminosos", escreveu.
Durante o evento, organizado pelo Movimento Pró-Armas, Eduardo Bolsonaro disse que "não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime".
O mesmo discurso também levou os deputados federais Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e Idilvan Alencar (PDT-CE) apresentarem uma notícia-crime à Procuradoria Geral República (PGR), para que os fatos sejam apurados e que seja dispensada a instauração de inquérito, já que há "prova inequívoca" do discurso. Os parlamentares pedem, ainda, que ao final da apuração seja apresentada denúncia ao STF.
"A fala em questão é um convite para que os ouvintes ajam contra os professores, para que os impeçam de lecionar conteúdos que não sejam aceitos pela sua visão de mundo. Importante contextualizar que a fala foi feita em um evento pró-armas de fogo em um momento do país com recorrentes ataques violentos às escolas e aos professores", afirma a peça divulgada pelo G1.
O líder do PSOL na Câmara, deputado Guilherme Boulos, também informou que irá apresentar uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Eduardo Bolsonaro. "Esse insulto a todos os professores brasileiros não pode ficar impune", escreveu.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria do Eduardo Bolsonaro para saber se ele irá se pronunciar sobre as investigações, mas ainda não teve retorno.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF