O futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, assumiu nesta segunda-feira (19) que dispensou a festa para celebrar a sua posse na Corte e participará de uma missa na Catedral de Brasília. Dino irá assumir uma cadeira na Suprema Corte na quinta-feira (22).
A cerimônia de posse no STF está marcada para às 16h e em seguida, ele receberá os tradicionais cumprimentos no Salão Branco da Corte. A partir das 19h, ele participará da missa que será celebrada pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar. A celebração deve contar com a presença de familiares e convidados do novo ministro.
O futuro ministro recebeu um convite da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para organizar um jantar em comemoração à posse, mas o futuro ministro rejeitou a proposta. Dino foi presidente da Ajufe, de 2000 a 2002, quando era juiz federal.
O ministro Cristiano Zanin, o ultimo ministro a tomar posse no STF, foi homenageado em um jantar promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Já o ministro André Mendonça optou por não ter festa, e participou de um culto em sua homenagem na igreja Assembleia de Deus, em dezembro de 2021. Nunes Marques, que tomou posse em novembro de 2020, não contou com uma festa por causa da pandemia de covid-19.
Ao assumir o cargo de ministro do STF, Dino herdará 344 ações que estavam sob a análise da ministra Rosa Weber, que se aposentou no final do mês de setembro.
De acordo com informações do STF, os processos são relativos a temas espinhosos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a criminalização do aborto, a gestão da pandemia da Covid-19, entre outros.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF